HOME  /   BLOG

10 coisas que você provavelmente não sabia sobre o seu inconsciente

1 – É formado por 80% dos nossos processos mentais. E o consciente, que é composto de tudo que sabemos sobre todas as coisas, é apenas 20%.

2 – Freud sugere para considerarmos nossa mente como um iceberg. A parte submersa seria o inconsciente.

3 – Ele serve para guardar assuntos que não conseguimos elaborar no momento, pois nos traria grande sofrimento ou não temos maturidade suficiente para entender. Nele contém assuntos relacionados a medos, raivas, desejos, traumas, motivos para ações.

4 – O inconsciente influencia diretamente as experiências conscientes das pessoas. É através dele que tomamos todas as decisões para a nossa vida.

5 – Ele pode sabotar seu destino. Sua função é nos proteger de escolhas ruins, mas ele não é racional, portanto pode te proteger de ficar rico caso você tenha uma necessidade de segurança muito forte.

6 – O inconsciente é alógico, e por isso aberto a interpretações e contradições; atemporal e também não é espacial, ou seja, conteúdos pertencentes a épocas ou espaços diferentes se misturam.

7 – Algumas linhas religiosas acreditam que no inconsciente contém informações de toda nossa existência, incluindo vidas passadas.

 8 – Só conseguimos acessá-lo através da arte, dos sonhos e da meditação. Os sonhos são vistos como expressão simbólica dos conteúdos inconscientes. Outra forma de observar o que pode conter no inconsciente é observar qual rumo está indo sua vida, quais são seus atos falhos e o que se passa em seus diálogos internos.

 9 – Foi “descoberto” por Theodor Lipps por volta de 1880. Ao contrário do que muitos pensam, não foi Freud o primeiro a desenvolver os estudos sobre o inconsciente, ele aprendeu muito dessa teoria com o professor Theodor Lipps.

10 – Carl Jung propôs a ideia de Inconsciente coletivo, onde existem conteúdos para ajudar a humanidade de uma forma geral, herdado de nossos ancestrais. Como os arquétipos (personagens) e um contato direto com a natureza.

Receba GRATUITAMENTE a minha Newsletter para te inspirar a ter uma vida consciente!

Junte-se a várias pessoas para receber dicas exclusivas direto da Luiza