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10 dicas para melhorar sua autoconfiança no trabalho

Quer algumas dicas para melhorar sua autoconfiança no trabalho?

Conheça algumas estratégias ótimas que são cientificamente comprovadas!!!

A cada dia que passa, várias descobertas acontecem, vários projetos saem do papel, várias invenções são divulgadas e milhares de pessoas têm ideias incríveis. Isso faz com que tudo aconteça cada vez mais rápido, e é necessário acompanhar toda essa evolução.

Aprenda a usar seu cérebro para tornar sua vida mais fácil: 

1. Seja mais organizado

Faça listas. 

Anote tudo o que você quer ou precisa fazer. Separe suas obrigações em “Urgente”, “Importante” e “Se der hoje”. Não se desespere, aprenda a negociar seus prazos.

O Seu dia tem apenas 24h e dentro desse tempo você precisa dormir, comer, fazer sua higiene pessoal e ter um tempo livre para você, além do seu trabalho. E sem dizer de todas as suas obrigações, prazos, compromissos, metas, objetivos e sonhos. Para que você possa lembrar-se de tudo, não esquecer ideias e não atrasar prazos. Pegue um papel e anote seus planos, diários, semanais, mensais e anuais. Tenha claro suas metas. Quando você anota seus afazeres, seu cérebro entende que há uma organização e que ele não precisa te lembrar, a toda hora o que você deixou de fazer, então você diminui o nível de stress e passa a dormir melhor. Ver objetivos organizados e concretizados no papel torna as metas mais claras. Riscar, na lista, as atividades executadas, faz você sentir mais confiança em si mesmo.

 

2. Ative sua memória 

Rabisque em um papel.

Desenhar imagens aleatórias durante uma reunião ou palestra ajuda você a absorver as informações que escuta. Rabiscar melhora a memória em quase 30%, segundo estudos da Universidade de Plymouth, no Reino Unido. Uma das razões seria porque desperta a área do cérebro que, em outros momentos, serviria apenas para você ficar divagando, sonhando acordado.

 

3. Mulheres relaxem

 Abrace um homem.

Quando mulheres sentem o toque, na pele ou no cabelo, de um homem, ficam instantaneamente mais relaxadas, como foi comprovado pela Universidade de Utah, nos EUA. Estudiosos acreditam que o cheiro masculino possui algum
tipo de poder calmante sobre o cérebro feminino, algo que proporciona uma sensação de proteção e acolhimento. Um rápido abraço de qualquer homem com o qual você sinta-se bem, pode ser um amigo, pai, tio, avô, marido, Caio Castro (rs).

 

4. Tome uma decisão difícil

 Segure algo pesado, como uma garrafa cheia, um grande livro ou um peso de porta.

Quando você precisar tomar alguma decisão que está hesitando, segure alguns quilos extras nas mãos, isso vai fazer seu cérebro avaliar a situação mais seriamente. Estudiosos da Universidade de Amsterdã, na Holanda, entregaram pranchetas de diferentes pesos aos voluntários de uma pesquisa. As pessoas que seguraram as mais pesadas durante o teste acabaram dando mais importância às suas opiniões do que aquelas que assinalaram as respostas em uma prancheta leve. É como se você estivesse concretamente segurando aquela coisa que precisa decidir.

 

5. Seja autêntico em qualquer situação

 Use óculos de sol.


As lentes escuras fazem com que você sinta-se protegido, então, consequentemente, mais livre para fazer e dizer o que quiser. “Os óculos o encorajam a falar com mais sinceridade porque, de alguma forma, você está escondido atrás deles. Então não fica inibido com o julgamento do outro”, afirma Cristiane Moraes Pertuzzi, especialista em desenvolvimento humano, de São Paulo. Um estudo da Association for Psychological Science, organização americana de pesquisas, provou que, quando estavam usando óculos escuros, os participantes agiam de forma mais egoísta do que os voluntárias que estavam com os olhos expostos.

 

6. Pare de pensar demais em algo

 Lave suas mãos.

Água e sabão podem “lavar sua consciência” e eliminar os pensamentos insistentes. Um estudo recente da Universidade de Michigan, nos EUA, descobriu que, quando uma pessoa lava as mãos após tomar uma decisão, tende a repensar a escolha muito mais do que aquelas que lavaram as mãos antes. Os participantes da pesquisa precisaram avaliar produtos diferentes, como CDs, e, depois, escolher alguns para levar com eles. Quem lavou as mãos depois mostrou mais vontade de trocar o objeto. Experimente também lavar as mãos com água morna, depois de uma situação difícil, isso lhe dará uma sensação de conforto. Esse truque também pode ser combinado com alguma essência como lavanda, isso fará com que você se sinta melhor.  

 

7. Evite uma briga 

Balance sua cabeça como se estivesse concordando.

Não é que você concorde com o que a pessoa está dizendo. Mas o gesto de mexer sua cabeça afirmativamente, engana o cérebro, fazendo com que a pessoa fique, inconscientemente, mais receptiva ao que estiver ouvindo, segundo uma pesquisa da Universidade de Missouri, nos EUA. “Seu cérebro codifica as informações não só pelo que você escuta, mas também pelos movimentos. Quando você dá um comando de “sim”, ele registra que essa é uma postura mais aberta, de concordância”, diz Cristiane Moraes Pertuzzi, especialista em desenvolvimento humano, de São Paulo.

 

8. Tenha confiança

 Sente-se com um dos braços no apoio da cadeira e o outro sobre o encosto. Cruze um dos calcanhares em cima do joelho.

Nessa posição, as pessoas sentem um súbito impulso de poder. Um estudo das Universidades Columbia e Harvard, nos EUA, garante que também aumenta os níveis de testosterona (hormônio masculino) ao mesmo tempo que diminui a quantidade de cortisol (hormônio do stress), trazendo calma e dando a impressão de que você domina o ambiente.

 

9. Apresente uma ideia ao seu chefe

 Pressione a parte inferior de uma mesa com a ponta dos dedos de uma ou das duas mãos.

Esse gesto estimula o pensamento criativo, garante um estudo do Journal of Personality and Social Psychology. Isso acontece porque o movimento flexiona exatamente os músculos do braço que você usa para trazer coisas para perto de si, fazendo seu cérebro associá-lo com criatividade e compreensão – o que colabora para seu gestor comprar sua ideia com mais facilidade. Porém, a pesquisa também descobriu que o contrário – pressionar a parte superior de uma mesa – geraria o efeito oposto, deixando você mais fechado a novas propostas.

 

10. Seja informado

 Leia revistas, livros, artigos.

Quando você lê sobre qualquer área, você adquire conhecimento e sente-se mais interessante e seguro quando vai conversar com alguém. Com isso, ficará mais fácil fazer novas amizades, ser mais simpático e melhore seu network.

 

Para mudar um padrão de comportamento, é preciso treino. Seja persistente e não desista na segunda semana. Experimente essa mudança por pelo menos 21 dias e perceba a diferença na sua qualidade de vida.

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