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10 formas de controlar a ansiedade

A ansiedade é uma condição cada vez mais frequente em pessoas de todas as idades. Nas últimas décadas, as pessoas estão cada vez mais ansiosas e consumindo mais medicamentos para controlar os sintomas. A razão de tudo isso é que estamos em constante estresse e não nos preocupando em ter mais qualidade de vida. É mais fácil tomar remédios do que resolver os problemas.

Nós vamos ensinar alguns truques para você combater a ansiedade, ter mais saúde mental e qualidade de vida.

Coloque em prática essas dicas e conte pra gente como você está se sentindo.

1. Entenda a ansiedade e por que você se sente ansioso. A ansiedade existe para nos proteger, e sentimos ansiedade frente ao perigo e a algo novo, sendo um alerta para analisarmos se a situação é perigosa ou não e acharmos soluções antes de acontecer. Porém, como lidamos com muitas coisas novas e muitos perigos, a ansiedade precisa ser controlada.

2. Sinta o presente. Ficamos ansiosos quando pensamos muito mais no futuro do que no momento presente e tentamos controlar tudo o que nos acontece. A ansiedade só existe quando não controlamos nossos pensamentos. Por isso, tente não pensar em coisas ruins que podem te acontecer. Quando perceber que seus pensamentos estão em um possível futuro negativo, pare e comece a reconhecer tudo de bom que você tem, todas as experiências boas que já viveu, tudo o que já conquistou e sinta gratidão. Isso afastará a ansiedade.

3. Conheça todas as suas preocupações, saiba quais são suas dívidas, suas dificuldades, o que terá que enfrentar e tudo o que pode te causar ansiedade. Escreva seus problemas e também tudo o que você fará para resolvê-los. Isso mostrará para o seu cérebro que você tem as soluções e tudo está bem.

4. Conheça seu corpo, saiba quais alimentos te causam mais agitação e ansiedade. Para a maioria das pessoas, a cafeína, taurina, chá verde e gorduras aumentam o nível de ansiedade e o cortisol. Por isso, é bom evitar o que te faz mal.

5. Alguns alimentos contêm propriedades relaxantes que ajudam seu corpo a liberar tensões e relaxar. São os chás de cidreira, camomila, melissa, maracujá. Procure consumi-los no período da noite, antes de dormir.

6. Organize um ambiente propício ao relaxamento. Sua sala não precisa virar um studio de yoga, mas saiba que a bagunça causa ansiedade. Mantenha sua casa organizada, limpa e arejada. Ter plantas em casa ajuda no alívio do stress.

7. Libere mais endorfina. Ao fazer exercícios físicos, liberamos endorfina e serotonina, duas enzimas que nosso cérebro associa ao prazer e bem-estar. Além disso, ao esquentar o corpo, os músculos relaxam. Também é uma boa forma de estar com seus pensamentos no momento presente e não no futuro.

8. Respire. Saber respirar é fundamental para equilibrar todo o seu corpo. A meditação é um ótimo exercício para aprendermos a respirar e controlar os pensamentos. É indicado para todas as pessoas de todas as idades. Concentre-se no ar que entra em seus pulmões, inspire em cinco segundos e expire em dez segundos, sinta todo o ar sair, respire profunda e tranquilamente.

9. Faça uma lista de pendências, não necessariamente problemas. Coisas que você gostaria de realizar, mas ainda não fez. Analise quais são possíveis de serem realizadas em uma semana, um mês ou um ano. Separe em etapas, coloque prazos para finalizar. E risque cada umas das tarefas cumpridas.

10. Tenha uma rotina de relaxamento. Uma vez por semana, ou por mês, faça coisas que te relaxam: massagem, caminhar na natureza, dormir até tarde, assistir a um bom filme, brincar com massinha, fazer tricô… Saiba o que te relaxa e coloque essa atividade na sua rotina.

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