HOME  /   BLOG

Aprenda a se cuidar

É tão comum a gente falar, e ouvir, “se cuida”. Claro que a pessoa não tem a intensão de dizer “não faça nada estúpido”, mas não se sabe exatamente o que as pessoas querem dizer com essa ordem.

Nós ainda não descobrimos o que isso quer dizer, mas vamos te ensinar agora algumas formas de cuidar bem de si mesmo.

É necessário fazer algumas escolhas, renunciar algumas coisas, e sempre escolher com consciência, prevendo no que possivelmente suas escolhas vão resultar.

PERMITA-SE FICAR EM PAZ

Pode ser que você seja uma pessoa ativa e pense que ficar em paz significa ficar entediado, mas é bem o contrario. Sentir paz é estar com uma sensação de que tudo está perfeito do jeito que está, é sentir seu corpo funcionando perfeitamente e sentir-se grato por aquele momento.

DESCANSE

É preciso equilibrar momentos de muito trabalho ou diversão, com momentos de descanso. Nosso corpo precisa desses momentos, nossa mente precisa descansar, desacelerar e relaxar.

TENHA TEMPO PARA SI MESMO

É muito legal ter boas companhias, mas a solidão é extremamente necessária em alguns momentos. Na dúvida, equilibre momentos com pessoas e momentos sozinho. Ficar sozinho em silencio, sem fazer nada, apenas ouvindo seus pensamentos, e planejando o que você, apenas você, quer fazer. E fazer as coisas que você deseja sem esperar uma companhia.

SAIBA FAZER ESCOLHAS

Você é daquelas pessoas que respondem: “escolhe você” quando alguém te pergunta: “onde nós vamos comer?” então você precisa escolher mais. Sair da passividade e submissão e colocar suas opiniões e vontades sobre a mesa.

SEJA CURIOSO

Seja curioso como uma criança e prudente como um sábio. Perdemos muitas oportunidades na vida quando deixamos de ser curiosos e deixamos de aprender coisas novas.

PRESTE ATENÇÃO

Seja uma pessoa atenta, viva mais no momento presente do que no futuro, ou no passado. Dê atenção para as pessoas, se interesse por elas ou então vá embora. Não fique apenas de corpo presente.

TENHA PACIÊNCIA E CALMA

Eu sei que é fácil falar, mas desenvolver a paciência é possível e não é tão difícil assim. Ser uma pessoa mais paciente envolve estar atento e consciente ao que te acontece, pensar no motivo pelo qual tal situação está acontecendo, saber que tudo tem seu tempo e que não controlamos quase nada.

TENHA PRIORIDADES

Isso é uma coisa que conseguimos controlar, nossas prioridades. É bom sermos fieis as nossas prioridades, mas para isso precisamos conhecê-las.  Imprevistos acontecem, mas quando você tem prioridades sua vida anda em um ritmo bacana e você consegue realizar várias coisas que tem vontade. As pessoas passam a te respeitar mais e também a te admirar.

SEJA CONSCIENTE 

Ter consciência é a coisa mais importante que uma pessoa pode fazer na vida. Consciência sobre tudo o que você faz! Consciência financeira – saiba por que você gasta dinheiro com o que gasta. Consciência emocional – saiba por que você se relaciona com essas pessoas, porque você namora essa pessoa.  Consciência de tempo – porque você gasta seu tempo com isso?

ACEITA QUE DÓI MENOS

Não temos controle sobre tudo, na verdade temos controle sobre poucas coisas e a vida é impermanente, pensar nisso da medo, mas as coisas são assim. Uma coisa é hoje, amanhã pode não ser mais. E isso faz com que a vida seja boa, as surpresas, os presentes que podemos receber a cada dia. Por isso é importante seguir o que foi dito nos outros itens, assim você terá mais chances de ter uma vida boa.

Receba GRATUITAMENTE a minha Newsletter para te inspirar a ter uma vida consciente!

Junte-se a várias pessoas para receber dicas exclusivas direto da Luiza