HOME  /   BLOG

Coach tratando trauma na novela?

Pagando bem, a Globo coloca na novela que um dentista pode tranquilamente fazer uma cirurgia cardíaca e o povo vai pensar que sim.

É isso que está acontecendo na novela “O outro lado do Paraíso” que foi contratada, por um valor absurdamente alto, para fazer propaganda da formação de Coaching e assim mais pessoas se interessarem pela formação. Quando seguimos o rastro do dinheiro, vemos que pouco importa o bem estar das pessoas, o que importa é o lucro.

O problema é que na verdade poucas pessoas sabem qual é a função de um psicólogo, para que alguém estuda cinco anos Psicologia e depois mais dois anos de especialização.

A bagunça é tão grande que há uma mistura de Coach com hipnose, mas ninguém fala em psicólogos.

O termo (Coach) apareceu com a personagem Adriana (Julia Dalavia), advogada que se formou em coaching e pensou em usar o recurso da hipnose ericksoniana para ajudar uma cliente aparentemente desmemoriada, Duda – uma mulher que, ela descobriria depois, era na verdade a sua mãe. Cerca de duas semanas mais tarde, o IBC fechava negócio com a Globo para a inserção de uma ação de merchandising na trama. Desde que foi ao ar, na sexta-feira passada, o merchandising do instituto vem incomodando profissionais de saúde e até mesmo outras organizações de coach, porque, na cena, o coaching aparece como “tratamento” e acompanhado de hipnose. (Revista Veja 07/02/18)

Qualquer pessoa pode se tornar Coach ao fazer um cursinho de final de semana, uma semana, ou para os mais dedicados um mês. Mas Coaching não é uma formação acadêmica, a pessoa não estuda tempo o suficiente para entender a mente humana. Salvo alguns com mais responsabilidade que começam a estudar por conta.

O QUE É COACHING?

Coaching é uma técnica de desenvolvimento humano que tem como objetivo o alcance de metas, seja de cunho profissional ou pessoal. No processo de Coaching são utilizadas técnicas e princípios de diversos campos do conhecimento. O trabalho do Coach consiste em aplicar técnicas e ferramentas em forma de perguntas assertivas, com foco no objetivo específico do cliente, que pode ser: mudança de carreira, uma promoção, finanças, emagrecimento e até mesmo questões materiais como a aquisição de um carro, uma casa ou uma viagem. (Site Ibccoaching)

Ou seja, através de perguntas e técnicas um Coach te ajuda a chegar onde você quer, até porque isso não é nada difícil. Basicamente as perguntas são:

O que você quer?

Para que quer isso?

O que precisa para chegar onde quer?

Quem pode te ajudar?

Quanto vai te custar?

Em quanto tempo pretende realizar?

Através de muitas ferramentas um Coach, ou qualquer pessoa, consegue ajudar a outra a realizar alguma coisa no estilo “vai lá e faz, você pode tudo”.

Mas ninguém pergunta quais são as razões psicológicas que fazem uma pessoa não conseguir alcançar seu objetivo. Um exemplo disso é o emagrecimento. Quer emagrecer? Pare de comer tanto. Não é lógico? Não, não é, existem várias questões por trás desse problema que só pode ser entendido por um Psicólogo, Nutricionista ou profissional da área, mas não apenas um Coach.

Na minha opinião, Coach deveria ser pós graduação de alguma área que a pessoa já domine.

Mas o investimento em uma formação de coaching é mais baixo do que qualquer faculdade, sem falar no tempo de estudo que é minimo.

O problema é que, na novela, o coaching está sendo usado para ajudar uma garota que sofreu abuso sexual na infância, por parte do padrasto, Laura (Bella Piero), violentada pelo delegado corrupto Vinicius (Flavio Tolezani). Por se tratar de um trauma psíquico profundo, Laura teve um bloqueio de memória, não se lembra do que houve e não sabe dizer por que tem problemas na cama com o marido, Rafael (Igor Angelkorte). E, exatamente por se tratar de um trauma profundo, profissionais de saúde recomendam que a menina, Laura (Bella Piero), seja atendida por um psicólogo ou por um psiquiatra, não por um coach, profissional que é indicado para ela em uma ação promocional na trama. (Revista Veja 07/02/18)

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulgou nesta segunda-feira uma nota criticando a abordagem da novela da Globo, O Outro Lado do Paraíso dos temas abuso sexual e saúde mental. “O Conselho Federal de Psicologia entende que a telenovela, por se tratar de uma obra capaz de formar opinião, presta um desserviço à população brasileira ao tratar com simplismo e interesses mercadológicos um tema tão grave como o sofrimento psíquico de personagem cuja origem é o abuso sexual sofrido na infância”, diz a nota, publicada no site do órgão. (Revista Veja 07/02/18)

O QUE É PSICOLOGIA?

Uma profissão regulamentada pela Lei 4.119, de 27 de agosto de 1962, os cursos de Psicologia são aprovados e fiscalizados pelo Ministério da Educação e o Ministério da Saúde reconhece a Psicologia como uma profissão da saúde. As mais prestigiadas universidades públicas e privadas oferecem formação em Psicologia e nossa ciência e profissão passam rotineiramente pelo escrutínio das pesquisas acadêmicas. Tudo isso confere segurança à sociedade de que se trata de uma ciência e profissão respaldadas ética e tecnicamente.

Psicólogos ajudam as pessoas a entenderem e resolverem questões emocionais, conflitos internos, problemas corriqueiros através de uma transformação consciente.

Psicólogos não tratam apenas transtornos mentais, tratam qualquer pessoa que tenha algum problema e que esteja disposta a resolver.

Receba GRATUITAMENTE a minha Newsletter para te inspirar a ter uma vida consciente!

Junte-se a várias pessoas para receber dicas exclusivas direto da Luiza