HOME  /   BLOG

Como acabar com o sofrimento

Setembro acabou, mas ainda temos muito para falar sobre a prevenção do suicídio.

A causa do suicídio é a sensação de sofrimento associada a sensação de desesperança, e quando não se vê outra saída para uma terrível situação, a morte parece uma boa opção.  

O sofrimento nos aparece como um sentimento natural da vida humana causada por inúmeros fatores que provocam em uma grande insatisfação.

Não há como por fim ao sofrimento, ele sempre estará presente como um fenômeno natural e global, mas é possível que cada pessoa entenda o que lhe causa sofrimento e consiga lidar com ele.

O sofrimento aparece de inúmeras formas, ele está presente quando algo que julgamos ser errado acontece, quando há doenças, velhice, morte, separação, coexistência forçada, privação de necessidades, desconfortos, confrontações com situações desagradáveis…

A natureza de todo sofrimento tem causas que podem ser identificadas e por isso podemos agir sobre elas, mas para que haja uma “cura” do sofrimento é preciso que a identificação seja correta, por isso é tão importante a ajuda de um Psicólogo.  

Podemos olhar para o sofrimento de duas formas: uma delas é como algo imutável, inevitável, fora de controle, então não tem como escapar. Sendo assim não tem porque ficar pensando nele, já que não há o que fazer, é melhor aceitá-lo e se distrair. O outro ponto de vista é um pouco mais ativo, portanto mutável, se o sofrimento for sujeito a mudanças, podemos transformá-lo em algo positivo. Estude as causas do seu sofrimento, descubra sua origem e motivos que o fazem existir, assim você vai entendendo e se libertando de cada uma dessas causas.

A forma como vivemos o sofrimento depende da nossa atitude. Geralmente sofremos porque estamos apegados a alguma situação, coisa ou alguém. Por isso é tão importante entender exatamente o que causa essa sensação de insatisfação e tentar buscar uma mudança de realidade ou de ponto de vista, pois a forma que um problema é interpretado pode ou não causar sofrimento.

Receba GRATUITAMENTE a minha Newsletter para te inspirar a ter uma vida consciente!

Junte-se a várias pessoas para receber dicas exclusivas direto da Luiza