HOME  /   BLOG

Como as redes sociais podem causar problemas psicológicos?

O uso excessivo da internet, principalmente em redes sociais, pode ser um convite para encararmos nossas Sombras.

A sombra é nosso lado obscuro. Nela contém todos aqueles desejos e emoções que são incompatíveis com os padrões sociais ou com a nossa personalidade ideal, a que gostaríamos de ter. Tudo aquilo de que nos envergonhamos ou que não queremos saber sobre nós mesmos”.

A internet nos conecta aos outros e ao mundo de uma maneira muito rápida e intensa. O que tem muitas vantagens, mas as desvantagens também são inúmeras e muito perigosas. Estar constantemente online nas redes sociais faz com que as pessoas desenvolvam cada vez mais sentimentos como: inveja, insegurança, curiosidade excessiva com a vida alheia, vitimização, autopiedade, insatisfação constante, sentimento de inadequação. E também facilita o desenvolvimento de transtornos psicológicos graves como depressão, ansiedade, transtorno de personalidade Narcisista.

Postagens sobre férias incríveis, novas casas e carros ou relacionamentos felizes podem causar sentimentos de inveja e desencadear comparações. Mas vemos o que julgamos e não o que realmente é. A comparação afeta a autoestima e pode causar tristeza, raiva, revolta.

A ideia de ter um perfil em uma rede social seria para aproximar pessoas, fazer network, facilitar a comunicação entre amigos. E não para comparar a sua vida com a dos outros, pois pode ter certeza de que terá muita gente, aparentemente, melhor do que você, assim como terá gente pior do que você, mas essas não vão postar nada sobre isso a não ser que estejam em um padrão de vitimização, carência ou autopiedade.

Cada um de nós tem uma vida, uma possibilidade de habitar esse planeta e fazer o melhor para nós mesmos, para os outros e para o mundo. Viver em irmandade, com empatia, seria o melhor jeito de se viver. Mas infelizmente vemos o contrário. Ao invés de usar seu tempo acompanhando e comparando a sua vida com a dos outros, seria melhor desenvolver o autoconhecimento, descobrir quais são seus dons e talentos, para que assim tenha uma vida brilhante sem a necessidade de compará-la com a de ninguém. O sentimento de inveja é denso e não leva a nada, melhor seria muda-lo para admiração e assim projetar seu futuro inspirado no de alguém.

Outro perigo das redes sociais é um fenômeno que acontece em espiral: alguém inveja a foto do outro, sente a necessidade de tirar uma foto na qual aparente estar mais feliz, e então alguém vê, sente inveja e a competição se prolonga. As pessoas passam muito tempo montando uma imagem bonita e escolhendo o melhor filtro, para serem admiradas, ou invejadas, que não percebem o tempo investido na rede e perdido na vida real.

Receba GRATUITAMENTE a minha Newsletter para te inspirar a ter uma vida consciente!

Junte-se a várias pessoas para receber dicas exclusivas direto da Luiza