HOME  /   BLOG

O que falta para você se sentir completo?

Freud acreditava que o ser humano é marcado por uma falta ocasionada desde o seu nascimento. A separação com o corpo materno causa uma grande angústia, uma sensação de que algo essencial foi perdido. Uma parte de si.  E é por essa sensação de falta, e a vontade de compensar isso, que todos passam a vida buscando por algo.

Há um sofrimento por querer o que não se tem, mas quando se consegue, ainda continua a sofrer, porque o que houve foi a satisfação ilusória do desejo. A sensação de “Ter” pode dar uma ilusão de completude que é passageira, por isso vemos tantas pessoas possuídas pelo consumo e acumulo de coisas desnecessárias. Isso também acontece com os vícios e a dependência por algo ou alguém. Busca-se essa completude em relacionamentos, onde se espera que o outro de conta da sua felicidade e de seus desejos, para que assim sinta-se completo e livre do sofrimento.

“Querer é essencialmente sofrer e, como o viver é querer, toda a existência é essencialmente dor”. ( Schopenhauer, 1994).

O desejo é um “saber desconhecido”, portanto inconsciente. Quando se deseja algo, não se sabe o verdadeiro motivo daquele desejo, ou se o desejo é real, pois ao ser conquistado, muitas duvidas podem surgir ou sentimentos inesperados como frustração… “cuidado com o que você deseja” já diziam os mais sábios.

Não somos donos das nossas emoções. É o desejo inconsciente que move a vida, as paixões e os impulsos, que são vistos nos comportamentos e atitudes muitas vezes inexplicáveis.

“Como são estranhas à nossa consciência as coisas pelas quais nossa vida mental inconsciente é governada!” (Freud, 1928).

O ideal para uma vida saudável é ter consciência dessa sensação de falta, e dos sabotadores que adquiriu para tentar se sentir completo. A vida é feita de buscas e conquistas, só é necessário viver isso de uma forma saudável e produtiva.

Receba GRATUITAMENTE a minha Newsletter para te inspirar a ter uma vida consciente!

Junte-se a várias pessoas para receber dicas exclusivas direto da Luiza