HOME  /   BLOG

Pare agora com a procrastinação

Quando temos uma tarefa para cumprir, por mais tempo que a gente tenha, acabamos deixando sempre para a ultima hora, ou até adiando o prazo, mesmo que você já tenha prometido para você mesmo não adiar mais as coisas, cumprir o que prometer e não chegar mais atrasado, parece que o tempo voou e não deu tempo de cumprir o combinado.

Não se preocupe, isso acontece com a maioria das pessoas, e existem formas de contornar essa situação mudando alguns hábitos.

1- Conheça seus inimigos:

Quando você pensa: “ainda tenho tempo, vou fazer isso depois”, pode ter certeza de que você irá procrastinar. Tudo vai parecer bem mais interessante, um episódio atrás do outro da sua série favorita, uma mensagem no grupo e você se prende na conversa, uma espiadinha nas redes sociais não parecem fazer mal, fazer aquela coisa rapidinho ali, e o tempo vai passando…

Nós adiamos ou atrasamos as coisas porque definimos nossas preferencias, e o que não nos dá tanta satisfação, vamos adiando. A nossa tendência é fazer mais as coisas que nos dão prazer imediato. Outro motivo é que temos medo do julgamento dos outros caso não realizarmos o trabalho bem, é mais fácil ir jogando pra frente. Também não temos muita noção do tempo e da nossa capacidade, achamos que dá para fazer mil coisas em uma hora, em uma tarde, em uma semana, e nos enrolamos mais do que o previsto.

2- Não tenha medo da rotina, ela é nossa amiga, organize-se:

Existe uma regra que se aplica para várias pessoas, principalmente para as mulheres. Quanto mais coisas fazemos, mais coisas fazemos. Quanto menos coisas temos para fazer, menos coisas queremos fazer. Ou seja, sentimos mais preguiça quando não temos muito o que fazer do que quando estamos com a agenda cheia. Isso acontece porque quanto temos mil coisas para fazer nós nos organizamos e quando não temos nada, fazemos coisas que nos distraem.

3- Defina os propósitos:

Deixamos de fazer as coisas quando não vemos a importância delas, então coloque propósitos para cada coisa que você fizer, assim irá se motivar para realizar o que precisar.

4 – Estabeleça datas limite para si mesmo em cada etapa do trabalho:

Divida o que você precisa fazer em etapas menores, assim parecerá mais fácil, e defina datas limites para cada etapa, organize o processo e cumpra.

5 – Elimine as distrações:

O que mais te distrai? Seu telefone? Então deixe ele longe, acostume-se a ficar longe do telefone e apenas atender ligações, para o caso de ser algo importante. Ficar sem olhar as redes sociais por 3 horas seguidas não mudará nada na sua vida, na verdade mudará, você conseguirá ter mais tempo para o que realmente importa.

Todos nós sempre teremos coisas que não gostamos de fazer, mas cumprir o que prometemos nos faz muito bem, temos nossa autoestima e poder pessoal aumentados e ficaremos satisfeitos, além de ter muito mais conquistas na vida. Por isso, antes de começar uma nova tarefa, motive-se: “Para que estou fazendo isto?”. A resposta te fará ser uma pessoa melhor? Então faça logo.

Receba GRATUITAMENTE a minha Newsletter para te inspirar a ter uma vida consciente!

Junte-se a várias pessoas para receber dicas exclusivas direto da Luiza