HOME  /   BLOG

Perguntas e respostas sobre suicídio

Atualmente, no mundo, mais de 800 mil pessoas cometem suicídio a cada ano, mais de 2 mil pessoas decidem parar de viver, por dia, e no Brasil, mais de 30 pessoas se matam a cada dia, dados da Organização Mundial da Saúde. O suicídio é uma das formas mais comuns de morrer, mas é uma realidade pouco falada.

Porque as pessoas cometem suicídio?

Geralmente é porque sentem medo. Medo de não ser amado, de não ser aceito, de ser julgado, de não corresponder às expectativas dos pais ou da sociedade, medo de morrer, medo de sofrer. O medo é o pior sentimento de todos, pois ele não existe no presente, somente no futuro. O medo é uma fantasia que criamos e que na maioria das vezes não acontece.

A campanha do Setembro amarelo foi criada há 3 anos para conscientizar as pessoas de falarem sobre o suicídio e ajudar a quem pensa em se matar.

Em 90% dos casos em que as pessoas pensam em suicídio, a morte pode ser evitada, é por isso que se deve sim falar sobre o assunto e saber que os psicólogos são os profissionais mais preparados para ajudar um suicida em potencial.

Porque nem todos podem ajudar uma pessoa que pensa em suicídio?

Os psicólogos conseguem prevenir cerca de 90% dos suicídios, enquanto as pessoas que não estudaram psicologia conseguem prevenir apenas 30% dos suicídios. Mesmo tendo muitas pessoas com boa vontade em ajudar quem está em risco de suicídio, as pessoas que pensam em tirar a própria vida estão muito sensíveis e vulneráveis e não precisam de alguém julgando seus atos ou mostrando o lado bom da vida. Pessoas sem preparação para lidar com essa situação podem colocam seus próprios valores e julgamentos sobre a vida e as situações que o outro está vivendo e isso é perigoso.

Pessoas que querem ajudar são sempre bem vindas, mas é preciso saber o limite de um conselho e uma ajuda profissional.

Como um Psicólogo pode ajudar?

O papel do psicólogo é traduzir os sintomas que as pessoas apresentam, as situações que vivem e os pensamentos que têm. O profissional ajuda a elaborar os problemas e a dar um novo significado ao sofrimento. O psicólogo te ajuda a ver todos os lados de uma situação, elaborar dores do passado e planejar um bom futuro. Nós sabemos que ninguém que se suicida quer morrer, as pessoas querem matar o sofrimento, por isso é tão importante a ajuda de um profissional. A morte não é a melhor saída.

Quais são os sintomas de alguém que pensa em cometer suicídio?

A pessoa falará sobre suicídio com alguém próximo.
Pode apresentar depressão, mas não necessariamente.
Pode apresentar esquizofrenia, mas não necessariamente.
Uso abusivo de drogas.
Casos de abuso sexual infantil e/ou na adolescência que não foram tratados.
Receber o diagnostico de uma doença grave.
Pessoas que não são aceitas pela sociedade, sofrem Bullying, que não se sentem amadas.
Adolescentes que sofrem uma grande frustração nos estudos ou em relacionamentos.
Qual o papel da família?

É muito difícil conviver com alguém deprimido, negativo e que está sempre reclamando e de mal humor. O papel da família é amar e apoiar essa pessoa apesar disso, mas muitas vezes, de tanto ouvir “vou me matar”, eles já não mais acreditam nisso e não têm mais paciência. O papel da família é procurar ajuda profissional, seria bom se todos pudessem fazer terapia, pois a família é um sistema afetado por todos os membros e se um vai mal, todos se afetam, mas o principal é que quem tem idéias suicidas tenha acompanhamento de um psicólogo.

O que fazer se você pensa em suicídio?

Saiba que você não está sozinho, a maioria das pessoas pensam em morrer quando estão no meio de um grande problema. Mas você não precisa morrer, precisa só resolver seu problema e saber que todos os problemas têm solução, talvez você não descubra sozinho, por isso os psicólogos estudam, pra te ajudar. Procure um, terapia tem todos os preços, até de graça (em universidades). Sem drama, peça ajuda, resolva seus problemas e siga em frente! Todas as vidas têm um ótimo propósito.

Receba GRATUITAMENTE a minha Newsletter para te inspirar a ter uma vida consciente!

Junte-se a várias pessoas para receber dicas exclusivas direto da Luiza