HOME  /   BLOG

Saiba quando levar seu filho ao Psicólogo

As crianças são reflexo do que acontece na família, são mais fortes do que pensamos, mas absorvem tudo o que se passa no ambiente. Crianças aprendem por imitação e não ouvindo lições dos pais, por isso se você quer educar bem um filho, dê a ele bons exemplos ao invés de falar como ele deve se comportar.

A vida de uma criança é como a de um adulto, eles têm questões importantíssimas para tratar com o coleguinha da escola, têm inseguranças no primeiro dia de aula ou frente a algo inesperado, sentem ansiedade, medo, tristeza, raiva, culpa, mágoa, como qualquer adulto. E mesmo que para nós eles pareçam não ter nenhuma responsabilidade além da escola, para eles, o mundo é cheio de desafios.

Nós nascemos livres, autênticos, felizes e cheios de energia, os acontecimentos da vida e o relacionamento com os pais nos tornam o que somos hoje: confusos, ansiosos, inseguros e com baixa autoestima, pelo menos é assim com a maioria das pessoas.

Então como fazer para que uma criança não perca essas características maravilhosas infantis?

Dê a ela um equilíbrio na vida e se não houver equilíbrio em casa então é hora de colocar um psicólogo na rotina dessa criança.

Crianças precisam de regras porque o mundo dos adultos é cheio de regras. Mas não veja isso como uma coisa negativa, regras são essenciais na vida das pessoas, elas são a base da disciplina. E pessoas disciplinadas têm mais sucesso e são mais felizes.

Para realizar um sonho precisamos ter foco e disciplina, para conquistar uma saúde excelente precisamos ter regras e disciplina. Para aqueles que não gostam de regras ou não são disciplinados eu pergunto: vocês estão 100% satisfeitos com os resultados que estão obtendo na vida?

Outro momento que os pais devem procurar ajuda profissional para seus filhos é quando a criança tem uma grande quebra na rotina: separação dos pais, mudança de cidade, falecimento de alguém próximo à criança, até mesmo um animal de estimação.

Ou também em situações em que a criança tem alguma distorção cognitiva, problemas de aprendizado,  algum transtorno mental ou síndrome, qualquer coisa que fuja da normalidade, julgamos como normalidade o que acontece com a maioria das pessoas para termos um parâmetro.

É importante não rotular uma criança, pois eles têm uma capacidade de cura muito rápida, uma criança que aparentemente tem bipolaridade, se tratada de forma correta, logo não apresentará mais esse quadro. Por isso antes de iniciar qualquer tratamento com medicamento psiquiátrico em uma criança, tenha certeza de que nenhum outro tratamento deu resultado, até mesmo os holísticos.

Crianças precisam brincar, isso faz parte da forma como eles aprendem e se desenvolvem, o corpo humano foi feito para se mexer e crianças têm muita energia, então é importante que elas estejam cansadas de tanto brincar no final do dia, caso contrário, será uma criança nervosa e agitada. Crianças não podem ficar sentadas horas jogando vídeo game, isso é ótimo para os pais e péssimo para elas, precisa ter equilíbrio entre as atividades.

O tratamento com um psicólogo é apenas uma hora na semana, por isso é extremamente importante que os pais participem de forma ativa no tratamento do filho, infelizmente a profissão de Psicólogo ainda sofre preconceito por parte de alguns pais desinformados e por isso vemos tantos adultos que sofrem.

Terapia não é para quem tem problemas, isso todos nós temos, terapia é para quem quer resolver problemas e ter mais qualidade de vida.

Educar não é uma tarefa fácil, você pode estar criando uma criança que ajudará a salvar o mundo e contribuir de forma positiva na sociedade, ou que se tornará mais um adulto frustrado sem muita contribuição, ou ainda ela pode se tornar um adulto destrutivo para si mesmo, para os outros e para o planeta. Ter um filho é uma grande responsabilidade.

Receba GRATUITAMENTE a minha Newsletter para te inspirar a ter uma vida consciente!

Junte-se a várias pessoas para receber dicas exclusivas direto da Luiza