HOME  /   BLOG

Sobre o Prazer…

Todos os nossos comportamentos são definidos apenas por duas coisas: prazer e dor. Temos reações instintivas á eles.Não tomamos decisões racionalmente, é o nosso lado emocional quem decide, nos aproximando do prazer ou nos afastando da dor, depois explica para o lado racional o motivo da escolha.

O que associamos ao prazer e a dor que definirá nosso destino, pois nossas escolhas são inconscientes e baseadas nessas associações.

Mas o que é o prazer?

É uma sensação de bem estar e plenitude, não necessariamente ligada à alegria ou felicidade. É uma resposta da mente indicando que nossas ações estão sendo benéficas, porém “benéficas” é subjetivo, podemos sentir prazer fazendo coisas que não são saudáveis ou legais.

É de natureza humana sentirmos prazer quando satisfazemos nossas necessidades fisiológicas: fome, sede, sono, sexo, excreção e abrigo. E se alguém não sentir prazer fazendo alguma dessas coisas é porque há algum trauma por trás que deve ser tratado.

Seguindo a pirâmide de Maslow, tudo que há nela são fontes de prazer, como a sensação de segurança quando nos sentimos inseguros, a sensação de ser amado quando nos sentimos carentes, ou seja, satisfazer nossas necessidades nos dá muito prazer. Também por sermos reconhecidos pelo que somos ou pelo que fazemos, assim como a auto realização quando conquistamos algo que desejamos pelo nosso próprio esforço. Ganhar algo que queremos nos dá alegria passageira, conquistar algo nos dá prazer duradouro.

Muitas coisas podem ser fontes de prazer, quanto mais autoconhecimento uma pessoa tem, mais ela sentirá prazer, pois tomará decisões alinhadas com suas preferencias.

Um grande problema da nossa cultura é que o prazer está relacionado apenas a três coisas: poder, dinheiro e sexo, e é assim que o mundo vai caminhando para um lugar que ninguém gosta, porém desenvolver consciência ninguém quer.

A falta de consciência pode ser um grande perigo quando falamos de prazer, pois é por esse caminho que somos facilmente manipulados. Um exemplo disso são as grandes indústrias alimentícias que visam apenas o lucro e não a saúde. Refrigerantes, doces e vários alimentos não fazem bem, porém tem um ótimo sabor e por isso são consumidos aos montes, e depois a indústria farmacêutica lucra com corpos adoecidos.

Somos manipulados também pelo nosso ego, que ao buscar um prazer sem consciência, pode nos colocar em situações terríveis. Qualquer coisa errada que alguém faça é pela busca de algum tipo de prazer, porém jamais chegará ao prazer pleno por esse caminho.

É da natureza humana ser bom, quando alguém foge disso é porque está sofrendo e reagindo, então está se afastando da fonte genuína do prazer, está seguindo uma ilusão.

A busca pelo prazer instantâneo faz com que as pessoas desenvolvam hábitos nocivos como compulsões e vícios. Masquando há consciência, o prazer fica muito melhor e infinito.

É só observar, realmente olhar as verdades da vida. Quais são as coisas que mais causam prazer e que são verdadeiras e não manipulações? A resposta é mais simples do que parece, tenho certeza de que se você quiser descobrir, não vai demorar muito e terá uma vida com muito mais qualidade.

Receba GRATUITAMENTE a minha Newsletter para te inspirar a ter uma vida consciente!

Junte-se a várias pessoas para receber dicas exclusivas direto da Luiza