HOME  /   BLOG

Temperamento forte x Transtorno bipolar

Falar que alguém tem o temperamento forte, muitas vezes é tomado como um elogio confunde-se com personalidade forte, coisa bem diferente. Na verdade trata-se de uma crítica.
Temperamento forte, geralmente é dito quando na verdade se quer dizer que uma pessoa é difícil de lidar, teimosa, orgulhosa, às vezes sem caráter.

A maioria das pessoas que apresentam muitos problemas, sofrimento psicológico e emocional se encaixa no grupo das pessoas com temperamento muito forte, com alterações de humor também muito intensas. Pode ser chamado também de transtorno bipolar. Essa é uma disfunção psicológica muito antiga, mas muitas vezes os pacientes ficam sem tratamento por não ter um diagnóstico correto.

A bipolaridade é um transtorno mental em que a pessoa não reage ao que acontece na vida de uma forma adequada, ela apresenta uma resposta desproporcional, tanto para tristeza quanto para alegria.

Quando a pessoa apresenta alterações de humor bem marcadas fica fácil diagnosticar, mas quando a doença se apresenta de uma forma mais branda, é preciso um olhar profissional bem apurado para conseguir identificar o transtorno. Esta pessoa pode ser confundida com alguém com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, pois alguns sintomas são semelhantes: impulsividade, desatenção. Também pode ser confundida com depressão comum.

Um diagnóstico errado faz com que a pessoa passe anos em tratamento que não surtirá efeito. Por isso é necessário entender o funcionamento da mente, considerar os sintomas, o comportamento, o histórico familiar, o ambiente e a genética. Saber o quanto foi herdado geneticamente e o quanto foi adquirido.

Atualmente há um crescente uso de antidepressivos para qualquer queixa de tristeza, um médico de qualquer especialidade receita a medicação ou então são tomados por conta. Uma necessidade desesperada e inconsequente de alcançar a felicidade e o bem estar.

Por Luiza Franco

Receba GRATUITAMENTE a minha Newsletter para te inspirar a ter uma vida consciente!

Junte-se a várias pessoas para receber dicas exclusivas direto da Luiza