HOME  /   BLOG

Você quer segurança ou liberdade?

Segurança e liberdade são as duas coisas que mais queremos ter, mas não percebemos que esses dois conceitos não podem existir juntos.  

Quer um emprego estável para ter segurança financeira, mas reclama do trabalho, dos colegas, do chefe, da vida. Está infeliz trabalhando “porque precisa” se colocando como vítima, com medo de não ter segurança, ao invés de arriscar ser autônomo e ter a liberdade de poder se ocupar com o que realmente gosta.

Não percebe que a segurança de um emprego fixo é uma ilusão? Milhares de pessoas são demitidas todos os dias sem que estivessem esperando por isso.

Quer um relacionamento monogâmico, com a segurança de uma família tradicional brasileira, com um marido ali pra chamar de seu ou uma esposa pra cuidar de você, mas traições acontecem aos montes, milhares de pessoas são infiéis e muitos casais já não se amam há muito tempo, mas permanecem juntos. O medo da mudança e a falsa necessidade de segurança faz com que as pessoas tenham uma vida infeliz, porém aparentemente segura.

Para um relacionamento ser saudável é preciso deixar o outro livre, mas sentimos ciúmes e medo do abandono. Quem quer trair não quer ser traído, então como pode haver amor, parceria e cumplicidade desse jeito?

Liberdade é risco, não há garantias em ser livre nem em deixar quem amamos ser livre.

Segurança é tradicional, estável, tem falsas garantias que nos deixam confortáveis, mas não há liberdade na segurança.

Não estamos preparados para sermos completamente livres, buscamos segurança instintivamente, assim como uma criança busca limites para se sentir segura. É um discurso bonito, mas pouco aplicado na prática.

O número de pessoas ansiosas está aumentando porque temos medo de abrir mão da segurança para arriscar a liberdade, mas desejamos ser livres. É preciso apreender a ser livre antes de reivindicar essa tal liberdade. É preciso ter autoconhecimento e autoconfiança para essa transição ser possível.

Receba GRATUITAMENTE a minha Newsletter para te inspirar a ter uma vida consciente!

Junte-se a várias pessoas para receber dicas exclusivas direto da Luiza