HOME  /   BLOG

Você sabe ouvir, mas sabe escutar?

A maioria de nós ouve, mas não escuta. Você já percebeu isso? Você já teve a sensação de que ninguém consegue entender o que você está sentindo por mais que você explique?

E já percebeu se você faz isso? Será que estamos apenas ouvindo ou realmente escutando o que nos é dito.

Nós discutimos, defendemos nosso ponto de vista, aceitamos ouvir opiniões contrárias, nos sentimos maduros por isso, mas não escutamos realmente o que os outros nos dizem. Não escutamos o que nossa intuição, o que o nosso corpo nos diz.

Escutar significa esperar um momento a mais e reconhecer que a outra pessoa tem a sua própria forma de fazer as coisas, de pensar, de refletir, de se defender e se sentir protegido. É saber que se tivéssemos trilhado o mesmo caminho que ela, passado pelas mesmas experiências, se estivéssemos nas mesmas circunstâncias, pensaríamos exatamente como ela. Percebam que a empatia é a verdadeira natureza de escutar. Entender que todo ser humano age como age baseado nas experiências que teve no passado.

Nós estamos acostumados a ser seletivos quando nos interessa. Ouvimos e pensamos apenas o que interessa. Por isso temos tanta dificuldade em entender as verdades da vida e de escutar nosso corpo. Sabemos sim o que nos faz bem e o que nos faz mal, mas muitas vezes optamos pelo gostoso do que pelo saudável, nos recusando a ouvir sobre as verdades da indústria alimentícia. Outras vezes estamos presos em um problema que sabemos a saída, mas nos recusamos a escutar o que nossa intuição está nos dizendo.

Há tanto barulho à nossa volta e tão pouco silencio dentro de nós que fica difícil escutar o que verdadeiramente precisamos. É preciso silêncio para poder perceber. Aprenda a aquietar-se e então escute.

Nós sempre sabemos o que é bom e certo para nós, para os outros e para o planeta, mas é mais fácil e confortável fingir que não.

A nossa função não é julgar as ações dos outros, a nossa função é escutar além das palavras.

Receba GRATUITAMENTE a minha Newsletter para te inspirar a ter uma vida consciente!

Junte-se a várias pessoas para receber dicas exclusivas direto da Luiza