HOME  /   BLOG

Você sente medo? Saiba quais são os maiores medos das pessoas

Apesar de cada pessoa ser única, agimos de formas bem parecidas. O medo é um dos sentimentos mais básicos e o que nos torna humanos. Ao sentir medo, afirmamos que não temos poder nem controle sobre as coisas, e isso assusta qualquer um.

As pessoas tendem a ter medo das mesmas coisas e existem quatro medos básicos que são a base para todos os outros medos. E provavelmente você sente ou já sentiu medo deles.

Medo da perda:

Esse medo está ligado ao nosso ego, se temos medo de perder é porque acreditamos possuir algo ou alguém. É um medo ligado ao “ter”, ao material. É quando não temos nada de importante dentro de nós, como autoconhecimento, autoestima, sabedoria… Quando tudo o que possuímos de mais valioso está fora em forma de objeto.

A posse é uma ilusão, pois a qualquer momento podemos morrer e nada do que acreditamos ser nosso poderá ser levado. Até nosso corpo é nosso enquanto habitarmos esse planeta e então deixaremos ele aqui também.

Medo da rejeição ou do abandono:

Este é um medo que aflige quase todas as pessoas, para não dizer todas. Posso arriscar dizer que em diferentes níveis, todo mundo sofre desse medo. Você sabia que o maior medo que as pessoas sentem, depois da morte, é o medo de falar em público?

Pensando racionalmente, falar em público geralmente não apresenta nenhum perigo, então o que justificaria esse medo ser tão grande quanto o da morte é porque a maioria das pessoas não suporta ser julgada e rejeitada, e o único perigo ao falar em público é este, não agradar a platéia e ser julgado de forma negativa.

Este medo também explica a motivação de algumas pessoas se submeterem a relacionamentos abusivos. Quando o medo de ser rejeitado e de ficar sozinho for maior do que o de sofrer violência verbal ou física, então a pessoa aceita um relacionamento destrutivo.

Também é esse medo que é uma das causas do fracasso profissional. Muitas vezes a pessoa tem ideias boas, mas não acredita no seu potencial e permanece na zona de conforto, não tentando algo diferente para não se expor.

Somos seres sociais, precisamos conviver com outras pessoas, por mais difícil que isso seja. E quando somos rejeitados pela sociedade, julgados negativamente, é tão grave que tornou-se a maior causa de suicídios.

Medo de enfrentar algo Desconhecido

Este é o medo mais comercial, muito explorado pelas histórias de terror. Enfrentar o que não conhecemos e que pode ser perigoso dá muito medo. Andar sozinho durante a noite em uma floresta, pode ser perigoso ou pode não acontecer nada, mas nossa mente irá criar infinitas histórias de tudo de ruim que pode nos acontecer. Passar a noite sozinho em uma casa desconhecida, a cada barulho teremos milhares de pensamentos ruins. O pânico está mais ligado ao nossos pensamentos do que ao perigo real.

O medo do escuro, medo de ir até um lugar desconhecido, medo de fantasmas. Todos eles estão ligados ao enfrentar o desconhecido.

Também medo de aceitar uma ótima oportunidade de trabalho que envolva morar em outro lugar, pode estar ligado ao medo do desconhecido.

Medo da Morte:

É o medo mais comum, mais desafiador e mais instintivo de todos.

A maioria das pessoas, mentalmente saudáveis, sentirá medo de morrer. Seres humanos e animais sentem medo de morrer e fazem de tudo para viver.

Mesmo que você diga que não sente medo de morrer, provavelmente teme a morte de pessoas queridas, principalmente se pensar em uma morte trágica e dolorosa.

A morte reúne os 3 medos anteriores, medo de perder a vida, medo de perder alguém que amamos e medo de ir para um lugar desconhecido.

O melhor jeito de enfrentar o medo é viver de forma consciente, entender tudo o que nos acontece no momento presente. O medo é um sentimento que só pode existir no futuro. Quando estamos em perigo, se conseguirmos colocar nossa mente no momento presente, não sentiremos medo, pois estaremos pensando em formas de resolver o problema.

Outra forma de superar o medo é desenvolver o autoconhecimento e descobrir quais são nossos medos e porque sentimos medo dessas coisas.

Receba GRATUITAMENTE a minha Newsletter para te inspirar a ter uma vida consciente!

Junte-se a várias pessoas para receber dicas exclusivas direto da Luiza