O que você está sentindo?

A atenção aos sentimentos é essencial para compreendermos o que verdadeiramente está ocorrendo em nosso interior.

12/11/2023

Observo que muitas pessoas agem impulsivamente, sendo facilmente influenciadas pelo ambiente ao invés de agirem alinhadas com sua verdadeira essência. A famosa frase "eu te trato como você me trata" está um pouco equivocada, a forma mais autêntica seria "eu te trato de acordo com meus valores e essência, independentemente do seu caráter e da maneira como você me trata".

Como estão seus sentimentos hoje? E, mais importante, como você está expressando essas emoções? Existe uma carga excessiva de raiva, amor, culpa ou medo? Já se questionou sobre a possibilidade de estar exagerando?

Essas perguntas são fundamentais para o autoconhecimento. Compreender os próprios sentimentos, comportamentos e as motivações para que eles existam, é fundamental.

Aceitar plenamente as suas emoções, reconhecendo que todas têm seu lugar, é um passo importante para o crescimento pessoal. A busca por ajuda profissional, como a orientação de um psicólogo, também pode ser uma estratégia valiosa para lidar com emoções intensas e identificar possíveis transtornos mentais.

A jornada de autoconhecimento é contínua, e o foco deve estar no processo, não apenas nos resultados imediatos, construindo assim uma mentalidade mais resiliente.

Optar por medicamentos pode ser mais fácil do que investigar a verdadeira causa de uma dor de cabeça persistente ou da insônia, mas ignorar esses sinais não resolverá os problemas. Algumas pessoas parecem querer alívio rápido, muitas vezes às custas da compreensão das mensagens essenciais que esses sentimentos trazem.

Sentir é essencial, pois traz consigo a humanidade. Cada emoção, seja medo, raiva, tristeza, alegria ou amor, é relevante. A atenção aos sentimentos é essencial para compreendermos o que verdadeiramente está ocorrendo em nosso interior.